Brasil & Mundo

Bombeiros divulgam balanço parcial da Operação Verão

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio contabilizou 11.300 salvamentos marítimos na Operação Verão, que começou em novembro do ano passado. O balanço parcial acaba de ser divulgado no site da corporação. O efetivo mobilizado para garantir mais segurança nas praias conta com cerca de 1,3 mil guarda-vidas, que se revezam em 200 postos de salvamento espalhados pelo Estado do Rio. Os militares vigiam as praias com motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos, aeronaves e até drones.

Segundo o comandante do 2º Grupamento Marítimo dos Bombeiros, tenente-coronel Glauco Lorite, o número de banhistas aumenta a cada ano e a prevenção é fundamental neste tipo de acidente. “Algumas praias possuem uma corrente de retorno que acaba puxando o banhista para o alto mar. E o afogamento geralmente ocorre depois que a pessoa leva o corpo à exaustão, tentando sair da água. É muito importante que a população obedeça a sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um guarda-vidas antes de entrar na água”, explicou.

No ano passado, a Operação Verão registrou 23.822 salvamentos marítimos.

Resgate Aéreo

Trinta oficiais médicos que atuam no resgate aéreo fizeram o curso de Suporte Avançado de Vida em Afogamentos. A instrução contou com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas, do Grupamento de Socorro de emergência e do Centro de Educação Profissional em Atendimento.

< Inscrições abertas para trilha em Maricá Procurando Dory na Biblioteca Parque <